Cálculos Urinários

Descrição

Conhecido popularmente como pedra no trato-urinário, atinge principalmente adultos dos 30 aos 40 anos. A confirmação da doença é feita por meio de avaliação de histórico clínico e exames de imagem que detectam a presença dos cálculos no trato-urinário. Dentre estes exames, o mais indicado é a tomografia computadorizada do abdômen, que é capaz de encontrar a maior parte dos cálculos nesta região.

O sinal mais comum dos cálculos urinários é uma forte dor em um dos lados da região lombar. Semelhante a cólicas, a dor costuma ter um início repentino e vai se espalhando para o abdômen anterior, e o excesso de dor causa grande desconforto, náuseas e vômitos.

Cirurgia

 

 Em alguns casos pode ser necessária a realização de procedimento cirúrgico, escolhido de acordo com a posição e tamanho do cálculo a ser retirado. Entre eles estão:

  • Litotripsia extracorpórea por ondas de choque, considerado um método não-invasivo. O paciente recebe ondas de choque sob a pele que dissolvem as pedras e facilitam a expulsão dos cristais.
  • Cirurgia percutânea, com pequenas perfurações na região lombar que quebram e retiram os fragmentos.
  • Ureterolitotripsia endoscópica, sem intervenção cirúrgica esse procedimento é feito através do canal da urina com a inserção de um aparelho endoscópico que visualiza internamente o local das pedras e faz a remoção.

 

Imagem de Cálculos Urinários

Agende sua consulta

Faça o agendamento de consulta pelo site. Simples rápido e seguro.

Agendar Consulta

Conheça outros procedimentos